Projetos Permanentes
Publicado em : 03/03/2022
Roda Inicial: momento que estimula o desenvolvimento da fala e da socialização por meio das seguintes atividades diárias: quadro de rotina, quadro de presença, calendário, roda de música, roda de história, roda do abraço e estimulação oral.
Exploração da Sucata: momento de percepção de características físicas das sucatas, exercitando a recitação e contagem de diversas quantidades.
Hora da Construção: momento de manipulação concreta de diversos materiais com o intuito de construir algo com a turma que evidencie um dos temas discutidos em sala de modo concreto.
Hora da Brincadeira: momento divertido de resgate das brincadeiras populares, buscando desenvolver a ludicidade, criatividade, coordenação motora, concentração e socialização.
Estimulação Motora Fina: momento de exercitar movimentos motores bem específicos, mais delicados, aprimorando assim o controle destes movimentos pelas crianças.
Hora do Jogo: momento de exploração de um jogo específico, que colabore para o desenvolvimento da concentração, coordenação motora e ajuda o grupo a lidar com pequenas regras.
Hora de Fazer Arte: momento de exploração artística com o intuito de desenvolver a criatividade e aprimorar o uso de diferentes materiais, instrumentos e suportes artísticos pelas crianças.
Hora da Meleca: momento de experimentação de diferentes sensações por meio da mistura de diversos materiais com texturas, cores e cheiros variados, desenvolvendo assim a percepção sensorial das crianças, além da coordenação motora e criatividade.
Cancioneiro: momento de escrita coletiva de textos conhecidos das crianças, como músicas, parlendas ou poemas preferidos do grupo. A professora como escriba do grupo serve como modelo de escritora para as crianças.
Projeto de Sala: momento de experiências e discussões sobre o tema que o grupo tem estudado de modo mais aprofundado.
Interamérica por um Mundo Melhor: momento de exploração oral e/ou concreta de alguns dos temas do projeto de valores de nossa escola.
Intercâmbio no Parque: momento de interação entre as turmas da mesma série, em que as crianças escolherão cantos dirigidos para brincar.
Culinária das Cores: momento de degustação de variadas frutas, legumes e verduras, finalizando no final do mês com uma culinária.
E vários outros projetos ocasionais que enriquecem nossa rotina!
Cantos de Desenho: momento de exploração de diferentes suportes e instrumentos que auxiliem a criança a deixar a imaginação fluir juntamente com o aperfeiçoamento de seus movimentos finos, em prol de um detalhamento cada vez mais aprimorado do desenho do grupo.
Roda Inicial: momento que estimula o desenvolvimento da fala e da socialização por meio das seguintes atividades diárias: quadro de rotina, quadro de presença, calendário, roda de música, roda de história, roda do abraço e estimulação oral.
Hora da História: momento de estimulação para o puro e simples ato de ouvir histórias, cativando o grupo para valorizar cada dia mais o momento de apreciação literária e, a partir daí, descobrir sempre mais sobre o que desejar…
Exploração da Sucata: momento de percepção de características físicas das sucatas, exercitando a recitação e contagem de diversas quantidades.
Registro da Sucata: momento de registrar as quantidades exploradas na roda de sucata. No primeiro semestre este registro é coletivo; no segundo passa a ser individual.
Intercâmbio no Parque: momento de interação entre as turmas da mesma série, em que as crianças escolherão cantos dirigidos para brincar. Cada prô se responsabilizará por um canto e, em um dado momento, todas trocarão os cantos, para que brinquem com outras crianças e ouçam a voz de comando de outras prôs, viabilizando assim diferentes formas de agir e se relacionar.
Hora do Jogo: momento de exploração de um jogo específico, que colabore para o desenvolvimento da concentração, coordenação motora e ajuda o grupo a lidar com pequenas regras.
Circuito Artístico: momento de exploração artística com o intuito de desenvolver a criatividade e aprimorar o uso de diferentes materiais, instrumentos e suportes artísticos pelas crianças, explorando também a coordenação motora fina.
Hora da Meleca e Atividade Coletiva: meleca é um momento de experimentação de diferentes sensações por meio da mistura de diversos materiais com texturas, cores e cheiros variados, desenvolvendo assim a percepção sensorial das crianças, além da coordenação motora e criatividade. Em uma semana fazemos a meleca e, na outra semana, acontece uma atividade coletiva de estimulação com o grupo todo reunido.
Cancioneiro: momento de escrita coletiva de textos conhecidos das crianças, como músicas, parlendas ou poemas preferidos do grupo. A professora auxiliar como escriba do grupo serve como modelo de escritora para as crianças.
Projeto de Sala: momento de experiências e discussões sobre o tema que o grupo tem estudado de modo mais aprofundado.
Hora da Pesquisa: momento de experiências e discussões sobre o tema que o grupo tem estudado de modo mais aprofundado.
Culinária das Cores: momento de experimentação de alimentos explorando diversos sabores, texturas, aromas e cores.
E vários outros projetos ocasionais que enriquecem nossa rotina!
Cantos de Desenho: momento de exploração de diferentes suportes e instrumentos que auxiliem a criança a deixar a imaginação fluir juntamente com o aperfeiçoamento de seus movimentos finos, em prol de um detalhamento cada vez mais aprimorado do desenho do grupo.
Roda Inicial: momento que estimula o aprimoramento da fala e da socialização por meio das seguintes atividades diárias: quadro de rotina, quadro de presença, calendário, roda de música, roda de história, roda do abraço e estimulação oral.
Atividades Diversificadas (A.D.): momento que estimula as crianças em diferentes áreas. Acontece duas vezes na semana, com três cantos simultâneos, sendo um de leitura ou escrita, outro de atendimento específico e um terceiro de coordenação motora.
Exploração da Sucata: momento de exploração e/ou criação de algum jogo que envolva récita, contagem, quantificação e registro numérico de diversas quantidades. Pode ser realizada por etapas (divididas na quinzena) ou também repetida ao longo da quinzena, reforçando assim os conteúdos explorados.
Registro da Sucata: momento de colocar em questão o registro de numérico de quantidades a partir da exploração feita de modo concreto por meio do jogo feito com as sucatas. Pode ser feito coletiva ou individualmente, dependendo do objetivo estabelecido para o grupo.
Registro da Roda de Livros: momento de exploração das noções de escrita e consciência fonológica do grupo.
Cancioneiro: momento de escrita coletiva de textos conhecidos das crianças, como músicas, parlendas ou poemas (durante o primeiro bimestre) ou listas de palavras do contexto da turma, formando um alfabetário (a partir do 2º bimestre). A professora auxiliar como escriba do grupo serve como modelo de escritora para as crianças.
Caderno de Texto: momento de exploração de diferentes tipos de textos, que são manipulados pelas crianças com o intuito de ajudá-la a perceber as principais características do texto escrito. Acontece 1 x na semana durante 45’ com o grupo todo dirigido pela professora, que orientará uma exploração do texto em sala e a finalização desta exploração em casa. No retorno, será realizada a Roda do Caderno, momento em que a auxiliar dirige a apresentação de cada criança para o grupo mostrando o que foi feito em casa no seu caderno, valorizando assim a produção das crianças.
Jogos de Linguagem ou Matemática: momento coletivo de exploração de jogos que trabalhem a consciência fonológica e a formação silábica e fonética das palavras do contexto das crianças.
Brincadeira Dirigida em Sala: momento divertido de resgate das brincadeiras populares, buscando desenvolver a ludicidade, criatividade, coordenação motora, concentração e socialização.
Parque de Intercâmbio: momento de interação entre as turmas da mesma série, em que as crianças escolherão cantos dirigidos para brincar. Cada prô se responsabilizará por um canto e, em um dado momento, todas trocarão os cantos, para que brinquem com outras crianças e ouçam a voz de comando de outras prôs, viabilizando assim diferentes formas de agir e se relacionar.
Circuito Artístico: momento de exploração artística com o intuito de desenvolver a criatividade e aprimorar o uso de diferentes materiais, instrumentos e suportes artísticos pelas crianças, sempre com base no estudo de algum artista específico.
Projeto de Sala: momento de experiências e discussões sobre o tema que o grupo tem estudado de modo mais aprofundado.
Chef Saudável: momento de estimulação à alimentação in natura, explorando alimentos saudáveis e seus nutrientes, envolvendo pesquisa, listagem, degustação, culinária e sistematização das descobertas feitas pela turma.
E vários outros projetos ocasionais que enriquecem nossa rotina!
Cantos de Desenho: momento de exploração de diferentes suportes e instrumentos que auxiliem a criança a deixar a imaginação fluir juntamente com o aperfeiçoamento de seus movimentos finos, em prol de um detalhamento cada vez mais aprimorado do desenho do grupo.
Roda Inicial: momento que estimula o aprimoramento da fala e da socialização por meio das seguintes atividades diárias: quadro de rotina, quadro de presença, calendário, roda de música, roda de história, roda do abraço e estimulação oral.
Exploração da Sucata: momento de exploração e/ou criação de algum jogo que envolva récita, contagem, quantificação e registro numérico de diversas quantidades. Pode ser realizada por etapas (divididas na quinzena) ou também repetida ao longo da quinzena, reforçando assim os conteúdos explorados.
Registro da Sucata: momento de colocar em questão o registro de numérico de quantidades a partir da exploração feita de modo concreto por meio do jogo feito com as sucatas. Pode ser feito coletiva ou individualmente, dependendo do objetivo estabelecido para o grupo.
Registro da Roda de Livros: momento de exploração das noções de escrita e consciência fonológica do grupo.
Livrão de Linguagem: momento de escrita coletiva: listas de palavras do contexto da turma, formando um alfabetário (1º bimestre) e jogos que envolvam letras e escritas de palavras (nos demais bimestres).
Caderno de Texto: momento de exploração de diferentes tipos de textos, que são manipulados pelas crianças com o intuito de ajudá-la a perceber as principais características do texto escrito. Acontece 1 x na semana durante 1 hora com o grupo todo dirigido pela professora, que orientará uma exploração do texto em sala e a finalização desta exploração em casa. No retorno, será realizada a Roda do Caderno, momento em que cada criança apresenta para o grupo, mostrando o que foi feito em casa no seu caderno, valorizando assim a produção das crianças.
Hora de Fazer Arte: momento de exploração artística com o intuito de desenvolver a criatividade e aprimorar o uso de diferentes materiais, instrumentos e suportes artísticos pelas crianças.
Tarefa de Casa: atividade que deve ser feita em casa para reforçar o tema de estudo do grupo em sala e assim, estimular desde já o hábito de estudo em casa.
Hora da Escrita: momento coletivo para exercitar a escrita, estimulando o desenvolvimento da consciência fonológica e a formação silábica e fonética das palavras, frases e pequenos textos que fazem sentido para as crianças.
Jogos de Linguagem/Matemática: momento coletivo para exercitar a leitura e escrita, e também atividades que estimulam o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
Projeto de Sala: momento de experiências e discussões sobre o tema que o grupo tem estudado de modo mais aprofundado.
Hora da Pesquisa / Projeto 2: este momento será utilizado para a realização de atividades necessárias para o enriquecimento das discussões do grupo: projeto, assembleias, visitas à biblioteca, pesquisa em tablets, passeios pela escola.
Hora da Brincadeira na Praça: momento divertido que busca desenvolver a ludicidade, criatividade, coordenação motora, concentração e socialização, além do resgate de diversas brincadeiras tradicionais.
Parque de Intercâmbio: momento de interação entre as turmas da mesma série, em que as crianças escolherão cantos dirigidos para brincar. Cada prô se responsabilizará por um canto e, em um dado momento, todas trocarão os cantos, para que brinquem com outras crianças e ouçam a voz de comando de outras prôs, viabilizando assim diferentes formas de agir e se relacionar.