A Interamérica

A Escola

Publicado em : 03/03/2021

A Interamérica forma pessoas curiosas que se surpreendem com o que percebem e indagam sobre o mundo que as cercam. Educamos para a compreensão e formamos sujeitos que buscam respostas por meio do estudo e da pesquisa. Estimulamos a persistência frente aos desafios que o aprender impõe.

Desenvolvemos em nossos estudantes a arte de fazer perguntas. Indivíduos que são atentos à evolução do conhecimento que se transforma, e que sigam fazendo novas indagações, se mantendo sempre curiosos, pois é neste ciclo dinâmico que o sujeito aprende a aprender.

Da busca constante, da disciplina, do esforço e do aprofundamento nos estudos, o estudante segue aprendendo tornando-se cada vez mais capaz de articular diferentes saberes, alcançando nosso propósito de formar pessoas competentes.

A curiosidade é gerada na tensão entre o conhecimento e a sede que ele provoca, gerando a dúvida, somado ainda à sensibilidade aguçada. Sensibilidade essa que leva o sujeito a enxergar para além de ver, ouvir para além de escutar e sentir para além de perceber. É da união e do refinamento dos sentidos, da ampliação do conhecimento artístico, corporal e acadêmico que a criatividade aflora, dando vazão à criatividade, à inovação por meio de variadas formas de registros e representações. Indivíduos criativos possuem flexibilidade de pensamento, são capazes de pensar de forma plena e estão mais bem preparados para antecipar os problemas e sugerir soluções inovadoras para as questões urgentes e emergentes que surgirão ao longo da vida pessoal e profissional.

A Interamérica prepara o indivíduo para atuar e interagir com o mundo, formando pessoas globais que compreendem e se misturam com o ambiente na sua heterogeneidade e complexidade, tornando-se, desta forma, capazes de comunicarse com as mais diferentes culturas, respeitando a diversidade dos mais variados povos.

Pessoas curiosas, competentes, criativas e globais tornam-se empáticas num processo de autoconhecimento, a fim de perceberem e respeitarem-se podendo, a partir daí, perceber e respeitar seus pares, sendo empáticas consigo e com as pessoas que as cercam.

Esta é a Interamérica! Uma escola com visão 360°, que forma pessoas globais preparadas para enfrentar as demandas e a complexidade do mundo, do conhecimento acadêmico, social, político e pessoal. Pessoas preparadas para escolher o caminho que querem seguir, traçando seus roteiros na incrível jornada de viver, sonhar e realizar.

CURIOSOS

• Que se espantem
  • Se maravilhem
  • Se admirem
  • Se espreitam, sempre atentos, vigilantes a uma nova descoberta
  • Se deixem fruir e fluir pela imaginação

COMPETENTES

• Que se envolvem, se engajem
  • Sejam proativas/pesquisadoras, interessadas em descobrirem seus potenciais
  • Agentes ativos da sua aprendizagem e da sua formação
  • Atuantes na resolução de problemas com soluções criativas embasadas no conhecimento
  • Rigorosos com seu aprendizado
  • Que a partir dos conteúdos conceituais e formativos apresentem atitudes de criticidade e respeito

CRIATIVOS

• Que tenham senso estético
  • Que sejam conectadas com a natureza, com o corpo, com a musicalidade, com o transcendente
  • Que se emocionem com o inusitado
  • Se interagem com diferentes culturas
  • Capazes de contemplar, apreciar, criar empáticos e globais
  • Capazes de cuidarem de si e do outro
  • Atuarem de modo colaborativo
  • Capazes de exercerem a adaptabilidade em situações novas
  • Capazes de se comunicarem e se interagirem com diferentes línguas e diferentes linguagens
  • Que sejam cidadãos multifacetados para entenderem e atuarem numa perspectiva local e global
  • Que apresentem competência emocional e comportamentos éticos com vistas a sempre pensarem num mundo melhor e mais humano para se viver de modo coletivo.