A Interamérica

Proposta pedagógica

Publicado em : 03/03/2022

NOSSA PROPOSTA PEDAGOGÍCA

A proposta pedagógica da Escola Interamérica valoriza o alto desempenho da criança e do estudante, respeitando tanto as diversidades quanto o ritmo de aprendizagem individual.

Esta proposta, em seu Rigor Acadêmico, tem como base uma estrutura curricular sólida, que viabiliza uma construção coletiva de conhecimentos interdisciplinares, conectados com o mundo, significativos e relevantes.

Rigor Acadêmico

O Rigor Acadêmico se compõe de um conjunto de procedimentos que contribui para a formação de hábitos necessários para que o estudante siga aprendendo a aprender, inclusive a aprender com autonomia e a persistir diante dos desafios e dificuldades que aparecem no decorrer da escolaridade, com disciplina de estudo diário, compromisso e responsabilidade com a própria aprendizagem e, consequentemente, com a aprendizagem do grupo.

Para isso, é necessário um plano consistente de ações intencionais e graduais, concretizado sob forma de um projeto consistente e coerente.

O PROJETO

Para que a aprendizagem seja percebida como significativa, as atividades propostas na rotina escolar contemplam diferentes contextos. Neste processo, o estudante desenvolve uma postura investigativa e curiosa perante um currículo que incentiva seu protagonismo e sua colaboração com o outro.

Aprendizagem Significativa e Colaborativa

Currículo

O currículo trabalhado na Escola Interamérica reconhece demandas atuais, de forma crítica e consciente. Ele tem por objetivo a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, possibilitando maior aprofundamento e assimilação dos conteúdos, de maneira que aquilo que é aprendido seja de fato relevante para a vida do estudante.

Oferecemos três opções diferentes de currículo.

No Currículo Regular, damos sentido e significado para os conteúdos por meio de projetos elaborados através de Teias Interdisciplinares.

Este Currículo pode ser expandido a partir de várias opções de Atividades Diversificadas, que acontecem no turno vespertino.

Além destas, oferecemos o Currículo Ampliado, que proporciona uma experiência pedagógica aprofundada, utilizando como principal metodologia a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos).

EQUIPE PEDAGÓGICA

A equipe docente estuda e pesquisa, em encontros semanais. A revisão constante da prática e das estratégias pedagógicas, avaliando a eficácia das ferramentas e processos utilizados, contribui para que o desenvolvimento e a excelência acadêmica dos estudantes sejam reais e observáveis.

O professor entende o impacto que tem nos estudantes, e assim atua como orientador, direcionando suas ações pedagógicas com foco na consolidação da aprendizagem. Tem como suporte ao seu trabalho um orientador por série, além de monitores em cada sala de aula. Desta forma, toda a comunidade da Escola Interamérica está em constante processo de desenvolvimento visando a excelência acadêmica.

Estudante Ativo e Protagonista

O estudante na Escola Interamérica é desafiado e instigado a descobrir. O estudante descobridor é fruto de uma construção orientada para um processo educativo consciente. Assim, nosso estudante é capaz de inferir sobre o que lê, escuta, escreve, fala e reflete. Ao viver no mundo, utiliza de maneira reflexiva e consciente o que aprendeu, exercendo seu papel de cidadão de forma ética e responsável.