A Interamérica

Publicado em : 03/03/2021

SER RELEVANTE, ANO APÓS ANO

Desde 1997 propomos uma aprendizagem significativa e permanente porque temos clareza da IDENTIDADE E DA MISSÃO DA NOSSA ESCOLA.

Compreendemos o estudante como sujeito CORRESPONSÁVEL por sua aprendizagem e, por isso, utilizamos metodologias e ferramentas que promovem a sua PARTICIPAÇÃO efetiva.

Trabalhamos para entregar ao mundo pessoas mais suscetíveis ao autoconhecimento e à capacidade de resolver problemas, que possam desenvolver autonomia para o aprendizado, a criatividade e a inovação.

Através de nossos projetos pedagógicos, realizamos uma educação fundamentada em valores éticos, na cooperação e na convivência, incentivando as relações afetivas e socioambientais. Concebemos que a disciplina, a dedicação e o respeito são necessários para a formação do estudante e, claro, do CIDADÃO, pois, em educação, o conhecimento só tem sentido se aplicado na companhia de valores.

Nosso estudante se desenvolve como um DESCOBRIDOR, fruto de uma construção orientada, de um processo educativo consciente que começa na infância e se aprimora na adolescência. Possibilitamos assim, a formação de adultos equilibrados e competitivos para a vida prática.

Proporcionamos um currículo moderno, com visão humanista, sustentável e de competências amplas, com foco na aplicação criativa dos conhecimentos em várias situações e contextos. Trabalhamos para o desenvolvimento da CAPACIDADE INTELECTUAL de pensar e respeitamos as diferentes formas de raciocínio para chegar a um mesmo resultado.

Formamos, assim, uma equipe de profissionais que soma conhecimentos e experiências para enfrentar os desafios do cotidiano educacional de modo refletido, sistematizado e, principalmente, participativo. Para isso, investimos no constante aprimoramento destes profissionais através de inúmeros cursos, palestras, encontros pedagógicos e viagens de estudo em grandes centros da América do Sul, América do Norte e Europa. Nossa equipe é inquieta, ativa e permanentemente impulsionada, como os estudantes, a desenvolver suas habilidades na busca pelo conhecimento.

Enfim, entendemos a ESCOLA como COMUNIDADE DE CONHECIMENTO, como AMBIENTE DE APRENDIZAGEM para todos – estudantes, famílias, educadores – onde os SABERES teóricos e práticos extrapolam seus próprios muros!

MUITO PRAZER, SOMOS A INTERAMÉRICA!

HISTÓRIA

A fundação da Escola Interamérica se deu em 1997, com quatro classes de Educação Infantil e uma de 1a Série do Ensino Fundamental. Seu projeto nasce do desejo de contribuir para a formação da criança como ser ético, autônomo, que respeita as diferenças entre as pessoas e promove atitude de criticidade e de cooperação.

Com o projeto inicial bem sucedido, nasce um novo desejo, compartilhado naquele momento com as famílias: ampliar o sonho e oferecer - também - ao jovem uma educação contemporânea que estimula as múltiplas inteligências. De sonhos, conhecimentos e experiências, em 2005, a Interamérica amplia sua proposta educacional, investindo em uma moderna infraestrutura para acolher o Ensino Fundamental 2.

Em todas as etapas do ensino, a Escola enfatiza o  desenvolvimento criativo do aluno e a integração de suas experiências na coesão do seu EU com o mundo e na manifestação do pensamento e do afeto em sua totalidade.

A inquietação e o compromisso com a educação de qualidade são a marca da Interamérica.

Alimentado pelo estudo e pela reflexão constantes, o sonho permanece vivo.