Como se aprende?

Publicado em : 03/03/2021

Por meio de variadas atividades que compõem uma rotina rica e organizada: histórias, músicas, poemas, imagens, brincadeiras com o corpo, jogos simbólicos, momentos de "faz-de-conta", criação e ênfase nos combinados do grupo etc.

A estratégia de divisão do grupo é utilizada cotidianamente, para que as diferenças de idade e/ou maturidade sejam contempladas no dia-a-dia escolar: a professora realiza uma atividade com metade das crianças enquanto a outra professora promove outra atividade com o restante do grupo.

Em seguida, trocam-se os grupos, de forma que todas as crianças sejam estimuladas pelas duas professoras, mas de forma mais individualizada, o que garante um olhar mais específico sobre o desenvolvimento e necessidade de cada aluno.

Para completar, o revezamento de espaços físicos é fundamental para estimular a criança a entrar em contato com diferentes situações: brincadeiras dentro da sala, no parque, na brinquedoteca, na areia, na quadra, na biblioteca contribuem bastante para que a criança conheça e explore o ambiente escolar, aprimorando, através dessas experiências, suas potencialidades.