Festival Interamérica de Música

Publicado em : 03/03/2021

A Música é a forma de expressão humana mais completa. Nela, e através dela, o homem, independente de idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo.

(BANDEIRA, 2008).

INTRODUÇÃO

A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, desde tempos imemoriais, fazendo parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

Desta maneira, é inegável que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o desenvolvimento de nossos(as) estudantes.

O contexto escolar tem, dentre várias atribuições, a importante tarefa de proporcionar momentos nos quais as manifestações artísticas em geral, e neste caso a música e sua expressão em particular, ganham o espaço necessário para serem veículo de comunicação privilegiado de nossas emoções.

Ano após ano, nosso Festival cresce, em número de participantes, em qualidade e em envolvimento, tanto dos(as) estudantes e ex-estudantes como das famílias e amigos que formam sempre plateias entusiasmadas, lotando o Teatro da Escola Interamérica – Unidade I de alegria e compartilhamento de energia positiva.

REGULAMENTO

I. Dos objetivos:

O Festival Interamérica de Música, é um festival de composições inéditas e releituras, voltado a todos os gêneros e estilos musicais e tem como objetivos:

a) Proporcionar a interação entre os(as) estudantes;

b) Proporcionar a descoberta de novos talentos musicais através do Festival;

c) Estimular a criação musical;

d) Estimular a expressão artística através da música.

II. Das características e categorias:

O Festival Interamérica de Música não terá restrições a estilos ou gêneros musicais, sendo que as letras das músicas poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol. As músicas deverão ser cantadas e/ou executadas ao vivo.

Quanto às categorias e variações, as músicas poderão ser inscritas tendo em consideração as seguintes características:

a) Autoral

b) Releitura

c) Playback

Assim sendo, ao inscrever uma música, deve ser informada a categoria como por exemplo, “Autoral” OU “Releitura” OU “Playback”.

VI - Do Julgamento:

a) A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficarão a cargo do júri, composto por membros escolhidos pela Escola Interamérica;

b) Não haverá empate em nenhuma das premiações;

c) Para desempate valerá sequencialmente a maior pontuação dos critérios pré-estabelecidos neste regulamento;

d) Se a música for inscrita na categoria “Autoral” e apresentar letra, será julgada levando em consideração os seguintes critérios, com suas respectivas notas máximas sendo:

Para obras contendo música e letra:

Arranjo

Interpretação

Letra

25 pontos

e) Se a música for inscrita na categoria “Autoral” e não apresentar letra, sendo assim somente de caráter instrumental, será julgada levando em consideração os seguintes critérios, com suas respectivas notas máximas sendo:

Para obras instrumentais:

Arranjo

Execução

Interpretação

25 pontos

f) Se a música for inscrita na categoria “Playback”, será julgada levando em consideração os seguintes critérios, com suas respectivas notas máximas sendo:

Para obras envolvendo playback:

Voz

Ritmo

Interação com público

20 pontos

d) A nota máxima para cada música será, portanto, 100 pontos. Sendo assim, as notas dos jurados serão dadas em incrementos de 5 pontos, como em:

0 pontos

10 pontos

15 pontos

30 pontos

h) Ao Presidente do júri caberá a direção dos trabalhos de julgamento, zelando pela autonomia e cumprimento do processo de votação, cabendo-lhe o voto de desempate;

i) Cabe ao Presidente do júri calcular a nota final de avaliação de cada canção, sendo este o resultado da somatória simples dividida pelo número de jurados;

j) A divulgação das músicas vencedoras será feita após o show de intervalo, no mesmo local, momento em que serão entregues os prêmios;

k) As decisões do júri, uma vez comunicadas à Comissão Organizadora, serão irrecorríveis.

VII - Da Premiação:

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, além de serem entregues também troféus para:

MELHOR VOZ / MELHOR MÚSICO / MENÇÃO HONROSA

Assim sendo, serão distribuídas ao todo 09 (nove) premiações, a depender das obras selecionadas para a apresentação final.

VIII - Observações Legais:

a) Os casos omissos a esse regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora, a qual terá soberania em suas decisões;

b) A participação no Festival implica no conhecimento e na aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento.