Comunicação

ROTINA ESCOLAR: Família, escola e estudante, seus papéis nessa complexa teia de formar e ser formado.

Publicado em : 01/04/2022

 

 

ROTINA ESCOLAR: Família, escola e estudante, seus papéis nessa complexa teia de formar e ser formado.

 

por Vera Lúcia Wohlgemuth Lobo*

 

Passados dois anos de muita instabilidade em função da pandemia, nossos estudantes retornaram às aulas presenciais. Voltamos a sentir um clima de certa estabilidade, no entanto, alguns ajustes precisam ser feitos, pois, ao longo do ano de 2020 e parte de 2021, o papel da escola, juntamente com o da família, ficou um tanto difuso, sem delimitação clara, e é de suma importância para o desenvolvimento de bons estudantes que essa delimitação esteja acordada.

Restabelecida a rotina diária das aulas, a família deve retomar seu lugar no processo de desenvolvimento escolar e da aprendizagem. Cabe aos pais supervisionar os estudos diários, valorizando e acompanhando o processo de aprendizagem dos(as) filhos(as), garantindo, também, a assiduidade e a pontualidade do estudante.

Com o aluno frequentando diariamente as aulas presenciais, é dever dele acompanhá-las participando ativamente, realizando o que é proposto e tirando as dúvidas com o professor.

O professor, além de planejar atividades desafiadoras, deve manter um olhar atento durante a execução do que foi proposto em classe para que possa detectar e auxiliar o estudante no momento em que a dúvida surge, estimulando a participação dele. Porém, muitas vezes, durante a aula, após a explicação do professor, o estudante consegue realizar adequadamente a atividade proposta, mas ao distanciar-se no tempo e espaço, momento em que será preciso que ele coloque em jogo tudo aquilo que compreendeu, aparecem as dificuldades. Nesse instante, a família deve orientar e pedir ao(à) filho(a) que revise as anotações feitas no caderno ou busque por informações e/ou explicações no livro didático e nos demais registros, assim a autonomia será estimulada. Mas caso a dúvida persista, os pais devem pedir para que anote na agenda ou na própria atividade. Ajude seu(sua) filho(a) a formular as perguntas sobre o que não compreendeu. Aprender a perguntar é um instrumento potente para que o indivíduo siga aprendendo.

Sugerimos que a família crie um espaço adequado para o estudo em casa e defina horários para tal. Valorizar a rotina de estudo diário é o primeiro passo para o sucesso escolar. Além das tarefas de casa, o estudante deve reservar um tempo para rever o que aprendeu durante a permanência na escola.

Outra atitude importante que a família pode desempenhar para auxiliar no bom desempenho acadêmico é a de conversar sobre o que o(a) filho(a) tem estudado durante as aulas. Caso consiga, procure fazer relação entre os estudos de sala com as situações cotidianas. Dessa forma, a família contribuirá para reconhecer a importância do conhecimento, favorecendo para o entendimento e ampliação da aprendizagem dos assuntos que estão sendo debatidos em sala. Se possível, ofereça outras leituras que possam auxiliar o estudante a aprofundar nas questões abordadas.

Lembre-se que quanto mais rico em estímulos for o ambiente da casa, mais relações nossos estudantes farão e, consequentemente, aprenderão mais e melhor e terão mais facilidade na compreensão dos conceitos abordados na escola.

Para incentivar o hábito de ler, os pais devem criar momentos para a leitura de livros, visitar livrarias, estimular leitura de diferentes livros, não se contentar apenas com os títulos propostos pela escola. Leiam junto com seu (sua) filho (a), a leitura melhora o vínculo entre pais e filhos, amplia vocabulário, auxilia no conhecimento de mundo e possibilidade de atuar e de entender diferentes contextos e pontos de vista. A leitura provoca a formação de um cidadão crítico e criativo, logo é papel tanto da escola quanto da família formar este indivíduo leitor.

É de fundamental importância limitar o tempo de tela, tanto de TV quanto dos jogos eletrônicos. Procurem colocar a leitura literária no lugar. No início pode ser um pouco mais difícil, mas quando conseguirem envolvê-los nas aventuras e histórias narradas nos diversos livros, os ganhos na formação serão inúmeros, ampliando os horizontes por toda vida futura.

Uma educação de qualidade se faz num processo de parceria entre escola e família em que os estudantes estão no centro, juntamente com a produção de conhecimento. Sigamos com o sábio ensinamento de um provérbio africano: “É preciso uma aldeia para educar uma criança”.

Que possamos nos unir e caminhar lado a lado oferecendo o melhor para nossos (as) filhos (as) / estudantes!

 

*Vera Lúcia Wohlgemuth Lobo – Diretora Pedagógica

 

 


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